O segredo do sucesso para uma vida financeira saudável é o planejamento. Quem nos dá essas e outras dicas relacionadas ao equilíbrio das finanças é o gerente de Relacionamento do Banestes, Max de Oliveira Ferreira, no Workshop de Boas Práticas: Educação Financeira. O evento aconteceu na sexta-feira (24), no Instituto de Previdência dos Servidores Públicos do Município de Cariacica (IPC), e faz parte do Plano de Certificação, Capacitação e Educação Previdenciária,  promovido pelo Pró-Gestão.

“Não há como pensar em equilíbrio financeiro, sem pensar no equilíbrio interior. O porquê de gastar menos ou mais está relacionado ao que você deseja para a sua vida”, explicou Ferreira. Por isso, planejar é investir em qualidade de vida e no futuro da família. “O planejamento financeiro será seu mapa de navegação. Mostrará onde você está, aonde quer chegar e indicará os caminhos a percorrer. O caminho para o planejamento financeiro é a iniciativa e a capacidade de realização”, completou o palestrante.

Segundo ele, todos os passos para alcançar o bom andamento das finanças estão vinculados ao bom senso. Assim, quanto mais cedo a pessoa entender que precisa estar atenta a quanto ganha e como gasta é essencial. Max aconselha que essa busca deve ser realizada com parcerias. Por isso, o apoio da família é fundamental. “É preciso que todos tenham a mesma consciência das receitas e despesas de todos os membros envolvidos na vida cotidiana do lar”, frisou.

De acordo com o palestrante, somente assim, é possível alcançar seu objetivo com foco e sem sofrimento. Pois, “a felicidade se constrói com escolhas, inclusive do padrão de consumo que se deseja ter. A riqueza com abundância financeira é algo que pode ser construído com um plano de vida”. Ele destaca que é preciso sonhar, alargar o horizonte, e pensar no hoje para realizar amanhã. “O hoje é o presente! E não é sem razão que é um “presente” para nós cada dia de vida!”, ressaltou.

Para isso é necessário organização, estar atento aos desejos emocionais e aos reais. Assim como, ter objetivos claros dos desejos que quer alcançar. “É preciso ter um plano, traçar metas e viver o hoje tendo plena consciência de que seus atos vão refletir amanhã. Construindo o amanhã feliz, vivendo bem o dia de hoje”, conclui Max Ferreira.

A aposentada Altair Rodrigues do Amaral ficou satisfeita com o conteúdo da palestra porque, segundo ela, vem de encontro com tudo o que sempre fez ao longo dos anos. “Sempre tive essa cultura de poupar, mas, sem deixar de fazer o que sempre gostei. O resultado disse é que agora consigo ajudar meus filhos. Construí três casas: uma para mim, uma para minha filha e outra para o meu filho”, explicou.

O servidor da Secretaria de Serviços Urbanos de Cariacica, Felipe Monteiro do Nascimento, destacou que a palestra serviu para reforçar tudo o que já costuma fazer quando trata-se de finanças.

 

 

 

Go to top